quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Profissão: Moda

Estava aqui pensando como a Moda seduz e fascina, a ponto de ter se tornado uma profissão das mais aspiradas pelas garotas e garotos.
E me pus a perguntar o que eu, com idade para mãe dessa garotada, também estou procurando na Moda para minha realização.
Formada há pouco tempo e metendo as caras corajosamente nesse mundo, estou descobrindo que Moda é adrenalina, sonho, suor, mudanças, presente, passado e futuro, enfim, é uma carreira cheia de possibilidades e que como tudo na vida exige determinação, disciplina e muita persistência.
Só um diploma universitário não basta, é preciso foco e muitos cursos extras, quantos e quais você puder fazer! Nos últimos dois anos saí da zona de conforto para encarar sábados inteiros de SENAI, SENAC, cursos de maquiagem, modelagem, design, cursos pela web, palestras e seminários... Tornei-me uma ratinha de eventos de Moda, tudo isso para circular, mostrar o carão (afinal não é só modelo que tem de ser conhecida, somos todos New Faces nesse mundo), distribuir cartões...
O que minha experiência valeu? Mil contatos, adicionando gente no mailing, orkut, facebook! E mostrando o meu melhor desde os trabalhos universitários, que se tornaram meu primeiro portifólio.
Mandei montes de currículos para todas as funções possíveis, de vendedora de loja a assistente de Personal Stylist, e um dia minha oportunidade chegou, numa área onde a princípio nem havia me imaginado trabalhar: Produção de Moda, em revista de Noivas e Debutantes!
E, confesso, se não fosse essa experiência recente, eu não descobriria em mim essa identificação com a função; pois, para trabalhar com produção, você precisa ser ativa, criativa, organizada, centrada... Tenho essas características, fundamentais para um bom trabalho. O dia-a-dia a gente aprende observando, quando se está ao lado de um bom profissional.
Responsabilidade é tudo, comprometimento também. Afinal, chegará o dia em que você terá que sair da cama às três da manhã para um trabalho que está marcado para as 5:30h (aconteceu comigo), e independente de ir de carro ou metrô, você tem que estar lá. Porque é trabalho de equipe e um depende do outro para que tudo corra bem.
Humildade? É tudo na vida, não apenas no mundo da Moda... Quem tem que brilhar é o seu trabalho, deixa o estrelismo para as pessoas que não têm nada mais a oferecer!
E, vou contar, é emocionante ver pela primeira vez o seu nome impresso numa página de revista de circulação nacional. Porque é a conquista de um objetivo! (Depois a gente se acostuma, mas não deixa de ser importante nunca. Assim como na velha propaganda do primeiro sutiã, o primeiro editorial a gente nunca esquece! rsrsrs)
Pra finalizar, o que desejo a todos que lerem esse post e pretendem ingressar na carreira, é boa sorte. O mercado é disputado, mas um bom preparo é ainda o melhor diferencial.
Ainda vamos nos cruzar em algum job mundo afora! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário